Alunos da UFPE fazem protesto contra a PEC 241

0
85
Foto: PRF/Divulgação

Os estudantes da Universidade Federal de Pernambuco interditaram a BR-101, na altura do quilômetro 68, na manhã desta segunda-feira (24). Eles atearam fogo em pneus em frente à reitoria da universidade, e causaram um enorme congestionamento. Todas as entradas da universidade foram bloqueadas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação dos estudantes é contra a Proposta de Emenda Constitucional 241, que vai congelar os investimentos em saúde e educação por no mínimo 10 anos, independente do aumento da arrecadação do governo. Para os universitários, as medidas propostas representam um enorme atraso para todos os direitos que foram conquistados arduamente ao longo de todos esses anos.

Outros protestos pelo país

A PEC 241 não tem sido bem recebida por muitas pessoas, mas tem se destacado mobilização por parte dos estudantes. De acordo com a União Brasileira dos Estudantes (Ubes), o país contava, até a noite dessa sexta (21), com 1.016 escolas ocupadas.

Em Pernambuco, já tivemos protestos nos campi da UPE, dos Institutos Federais, do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), e da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Os alunos, além do repúdio às medidas tomadas pelo Governo Temer e do Ministério da Educação, reivindicaram melhorias para suas Instituições de Ensino.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here