Alunos ocupam IFPE – Belo Jardim contra a PEC 241

0
119
Foto: Michelle Nogueira

Os alunos do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Belo Jardim iniciaram, nesta quarta-feira (26), a ocupação do campus em protesto à PEC 241, conhecida como a “PEC do Teto de Gastos”. Essa Proposta de Emenda Constitucional visa congelar, por 20 anos, os investimentos do governo em setores públicos, tais como saúde e educação.

Segundo Paloma Stefany, aluna do 3º ano do Ensino Médio do IFPE, cursando Agroindústria, essa PEC pode acabar com a obrigatoriedade do governo de investir em ensino técnico e profissional, podendo, assim, privatizar a Instituição. Como a Emenda pode ser reajustada de acordo com o valor da inflação – a cada 10 anos – o investimento ainda, pode diminuir, uma vez que a inflação está decrescendo.

O movimento de ocupação é justamente voltado para barrar esta PEC – além da Medida Provisória do Ensino Médio e a PLP dos Servidores Públicos. Os alunos estão mostrando resistência contra essas medidas impopulares do governo, que cerceia os direitos sociais conquistados com tanta luta ao longo dos anos.

Ainda de acordo com Paloma, eles ficarão até a medida ser votada no Senado. A ocupação se dá de forma organizada, tendo palestras, eventos culturais e políticos no decorrer do dia. A PEC 241 será estudada e discutida, e todos os moradores da cidade que quiserem engrandecer e agregar esse protesto serão bem-vindos.

Já durante a noite, ficarão apenas os alunos do IFPE. Eles irão ocupar os blocos, com colchonetes e barracas para dormir no campus. Como é um movimento sério, existe um regimento com normas e regras a serem seguidas pelos manifestantes.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here