Regiões Norte e Nordeste lideram nas escolhas de prefeitas

0
86

Apesar do alto índice de machismo presente nessas duas regiões, surpreendentemente, o Norte e o Nordeste lideram o ranking de regiões com mais representantes femininas eleitas no Brasil. Durante as eleições municipais de 2016, notamos que dos dez Estados com maior proporção de candidatas vitoriosas em relação às cidades no total, nove estão nessas regiões.

O Rio Grande do Norte lidera essa pesquisa. Cerca de 28% dos municípios desse estado serão governados por mulheres a partir do ano que vem. Na média geral do país, em números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas do sexo feminino conquistaram 7,4% das prefeituras em 2004; 9,4% em 2008; 11,8% em 2012 e, 11,6% em 2016.

No entanto, os dados divulgados ainda são provisórios, e não contam as 55 cidades que definirão seus representantes no segundo turno, no dia 30 de outubro, nem nos oito municípios que até o meio-dia da segunda feira (3), não tiveram a apuração concluída pela Justiça Federal. Mesmo assim, essas regiões apresentam a maior concentração de candidatas femininas do país. A cidade de Caruaru, por exemplo, no Agreste pernambucano, terá o segundo turno disputado entre Tony Gel e uma mulher, Raquel Lyra. Em números absolutos, porém, São Paulo é quem lidera com o maior número de candidatas eleitas às prefeituras.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here